quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ações de gentileza que conquistam o cliente

Segundo pesquisa da TrendWatching (empresa que busca das tendências de consumo), divulgada em 2011, as empresas devem começar a investir em “atos aleatórios de gentileza”, visando “surpreender e encantar” o público. Nos últimos anos, algumas marcas fizeram o dever de casa direitinho e já passaram a promover ações gentis.

A sorveteria cearense 50 Sabores colocou gentileza no seu cardápio. No dia 23 de setembro de 2012, o Dia Nacional do Sorvete, os 50 primeiros clientes de cada loja ganharam um sorvete de graça e, com ele, uma “moeda da gentileza”. Ao receber a moeda, o cliente assumia o compromisso de fazer uma das 50 gentilezas sugeridas pela sorveteria.

Ao realizá-la, a pessoa deveria repassar a moeda para quem recebeu o gesto. Essa pessoa, então, se comprometia a realizar outra gentileza e assim por diante. Na página da sorveteria no facebook, os clientes colocavam fotos das gentilezas. Segundo Diego Braga, diretor de atendimento de comunicação da 50 Sabores, foram mais de cinco mil participações. “A campanha foi um sucesso. Tanto que estamos planejando repetir neste ano.”

Os próprios funcionários participaram da campanha, dando sugestões de quais gentilezas o cliente poderia fazer, como oferecer flores para alguém querido e jogar vídeo game com o filho. Segundo Diego, essa participação motivou os funcionários e, consequentemente, melhorou o atendimento.

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