quinta-feira, 14 de junho de 2012

Informe 153 - Pesquisadora da UFSC visita os núcleos de mediação


Clique na imagem para ampliar


A pesquisadora e mestra pela  Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC., Thaisa Souza, esteve visitando os Núcleos de Mediação do Ministério Público do Ceará. Thaisa pesquisa e atua há mais de uma década, na área de desenvolvimento e formação de estruturas comunitárias de resolução dos conflitos e agenciamento político. 

O objetivo de sua investigação é abordar, através da pesquisa de campo, formas e mecanismos de origem comunitária, existentes no Brasil, que conformem uma juridicidade alterna àquela produzida pelos aparelhos oficiais do Estado.

O Ceará foi escolhido pela pesquisadora por ela ter ouvido bons comentários a respeito do que se estava fazendo, no entanto, segundo Thaisa, foi uma surpresa ver que a prática desenvolvida aqui no Estado contasse com uma história de tantos anos e estivesse tão bem propagada. 

Para a pesquisadora o que mais lhe chamou atenção nos núcleos visitados do Programa do Ministério  Público do Ceará, foi a “forte disposição de caráter de alguns (mas) mediadores (ras) e supervisores (as)”, que desempenham suas ações com notável confiança e insistência, atuando de modo obstinado.

Thaisa Souza, está desenvolvendo sua pesquisa sob a coordenação do professor Antônio Carlos Wolkmer, do curso de pós-graduação em Direito da UFSC, financiada pelo CNPq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário