quinta-feira, 10 de junho de 2010

SOBRE A BOA PRÁTICA

A Prefeitura de Curitiba (PR) desenvolveu uma forma interessante de implementar a ideia da Boa Prática. Vejamos:

Apresentação do Banco de Boas Práticas
O Banco de Boas Práticas da Prefeitura Municipal de Curitiba é um instrumento de registro sistemático e de divulgação, interna e externa, das melhores práticas de servidores, equipes ou órgãos municipais.
Os agentes públicos são estimulados a documentar suas melhores práticas, apresentá-las em feiras de troca de experiências e a publicá-las para compartilhamento e enriquecimento mútuo.
A finalidade do Banco de Boas Práticas, das Mostras de Boas Práticas e das Comunidades de Aprendizagem, é promover o compartilhamento e a socialização de capital intelectual público, num processo de estímulo à convivencialidade virtual e presencial, para enriquecimento do conhecimento de interesse público e para o reconhecimento aos esforços de autoria de pessoas e equipes de trabalho.
Para que a Boa Prática seja publicada no site algumas etapas a seguir:
- Registro da Boa Prática conforme as etapas do roteiro de registro.
- Análise da Boa Prática pela secretaria/órgão.
- Realização de ajustes , se necessários pelo responsável pela prática.
- Liberação para publicação no site.

Conceito de Boa Prática
1. Atividade ou ação ou experiência que tenham sido concluídas ou com resultados
parciais entre os grupos de trabalho, servidores, comunidade.
2. Práticas que demonstrem melhorias obtidas em:
a) Processos de trabalho;
b) Prestação dos serviços;
c) Satisfação do público alvo;
d) Alcance das metas estratégicas;
e) Aspectos significativos ao serviço.
3. Sirvam de referência para reflexão e aplicação em outros locais de trabalho.
4. Possam ser divulgadas, preservando princípios éticos.
5. Apresentem relevância do ponto de vista histórico (Memória da organização).

Carlos Homero Giacomini

FONTE: SÍTIO DO INSTITUTO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (IMAP) - PREFEITURA DE CURITIBA

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