quarta-feira, 23 de junho de 2010

Relatório da Palestra sobre Violência Doméstica





Realizou-se na manhã do dia 17 de maio de 2010, na sede provisória do Núcleo de Mediação da Barra do Ceará, palestra sobre Violência Doméstica, ministrada por Dra. Lilian Albuquerque Sales de Lucena, Promotora de Justiça da 5ª Unidade do JECCRIM.


Esta é a segunda palestra de um ciclo que se constitui parte integrante da formação continuada para os Mediadores cujos temas são escolhidos a partir de sugestões da supervisão, baseada na demanda de conflitos da comunidade e na necessidade manifestada pelos mediadores, sendo aprovado pelos mesmos.


Iniciou-se com a apresentação dos participantes, 10 (dez) mediadores e 08 (oito) convidados, dando continuidade a Supervisora Administrativa, Jucileide Cronemberger, que se apresentou fazendo um breve relato da historia do Núcleo e da perseverança dos voluntários que há mais de um ano aguardam a sede definitiva do NMC-BC. Em seguida passou a palavra para assessora, Dra. Lilian, que se apresentou falando com muita paixão sobre o que faz, principalmente no tocante ao combate a violência contra a mulher.


Dra. Lílian iniciou distribuindo um material de apoio e falou um pouco da atuação do Ministério Público e do contexto histórico no qual chegou a lei Maria da Penha... E seguiu com a abordagem da temática proposta com muita competência, possibilitando a participação dos presentes, que se sentiam muito a vontade para fazer perguntas, tirando as dúvidas sobre os crimes relacionados com a violência moral (Calúnia, Difamação e injúria).


O objetivo da palestra era trazer esclarecimentos sobre os tipos de violência, a aplicabilidade da Lei Nº. 11.340, (que ficou conhecida como Lei Maria da Penha), os impactos da mesma, bem como tirar dúvidas, vislumbrando mais conhecimento para melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade através do Núcleo de Mediação Comunitária.


Ao final, fez-se uma breve avaliação, que apontou para elevado grau de satisfação do público. Jucileide fez o agradecimento final, Dra. Lílian generosamente agradeceu a atenção de todos, disponibilizando-se a participar de outros momentos, encerramos com um cofee break.


Eu, Maria Jucileide Vasconcelos Cronemberger, lavrei o presente relatório.




Um comentário:

  1. HÁ DOIS SENTIMENTOS TÃO INTENSOS QUANTO A MORTE;
    HÁ DOIS SENTIMENTOS QUE TOMAM O HOMEM POR INTEIRO;
    HÁ DOIS SENTIMENTOS CAPAZES DE CONDUZIR O HOMEM À LOUCURA;
    HÁ DOIS SENTIMENTOS IGUALMENTE AVASSALADORES...
    QUE CAMINHAM DE MÃOS DADAS À CEGUEIRA E A DESTRUIÇÃO:
    O ÓDIO E A PAIXÃO...!
    ENTRE ESSES DOIS... HÁ UM SENTIMENTO QUE É MEDIADOR...
    UM SENTIMENTO FORTE CAPAZ DE VENCER A MORTE, POR SER SUA ESSÊNCIA... VIDA,
    RESTAURAÇÃO E CONSTRUÇÃO... SÓ CONSTRUÇÃO,
    O QUE ESTIVER ALÉM OU AQUÉM... NÃO É AMOR NÃO!

    ADOREI AS SUAS PALESTRAS DE MEDIAÇÃO NA FATENE OBRIGADO POR EXISTIR

    ResponderExcluir