sexta-feira, 9 de abril de 2010

Informe 43: A Escuta Ativa e a Mediação




Você já ouviu falar em escuta ativa? Escuta ativa é o processo através do qual se deixa a outra pessoa saber que você estava prestando atenção e se interessando pelos pensamentos e opiniões dela. Também é conhecida como "reciprocidade" (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações).

Além da melhora no processo comunicativo e nas relações interpessoais em geral, é fácil perceber como a técnica pode ser útil ao mediador comunitário.

No último dia 22, por exemplo, o Núcleo de Mediação Comunitária da Jurema organizou uma palestra chamada “A importância da escuta nas relações humanas”, que teve como foco de abordagem o processo de escuta ativa. A palestrante foi a psicóloga Silvana Castelo Branco, do Ministério Público Estadual (MP-CE).

Os cerca de 40 participantes – mediadores, voluntários colaboradores e adolescentes da ONG Lar Fabiano de Cristo da Jurema – avaliaram de maneira positiva a palestra e destacaram o fato de conhecerem melhor a escuta ativa e poderem usá-la no seu dia-a-dia, na mediação ou não.

A seguir, listamos algumas técnicas de escuta ativa:

Mantenha uma postura relaxada, porém atenta;

Participe ativamente da conversa, esteja receptivo e disponível a escutar;

Evite escutar e digitar ou escrever ao mesmo tempo;

Use incentivos verbais como "Fale mais", "Ah?" "Verdade";

Reduza ao máximo os gestos que possam distrair o interlocutor, tais como: brincar com uma caneta, estalar os dedos, etc;

Mantenha um contato visual eficiente, procure não desviar o olhar a toda hora;

Balance a cabeça ou sorria;

Fuja à tentação de interromper a pessoa no meio do discurso;

Faça perguntas para checar o que foi dito;

Use a empatia e seja compreensivo.

FONTE: “Como ouvir e falar”, de Hervey A. Robbins

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