sexta-feira, 1 de abril de 2022

 



O Programa Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou, na tarde desta terça-feira (29/03), o encerramento da parte teórica do curso para formação de mediadores do Núcleo de Mediação Comunitária da Faculdade Terra Nordeste (Fatene) de Caucaia. A capacitação, voltada para moradores do Município e realizada na sede da própria Fatene, foi ministrada pela assessora técnica do Pronumec do MPCE, Patrícia Palhano da Costa. Ao todo, 30 pessoas concluíram a etapa inicial do curso, que faz parte dos esforços do MPCE na redução da criminalidade, buscando ainda permitir um maior acesso à Justiça aos cidadãos e promover a inclusão social pela valorização do ser humano e pelo respeito aos direitos fundamentais. “A mediação comunitária tem como uma das finalidades a resolução dos conflitos através do diálogo, permitindo, assim, que as pessoas encontrem, por elas mesmas, a melhor solução para o seu conflito, contribuindo, dessa forma, para uma cultura de paz em nossa sociedade", reforça a coordenadora do Pronumec, promotora de Justiça Ana Cláudia Uchôa.

Assessora técnica do Pronumec desde 2007, Patrícia Palhano destaca que capacitações como a que se encerrou na data de hoje são essenciais para que os Núcleos de Mediação Comunitária permaneçam funcionando, já que o trabalho é 100% voluntário.

“Essas pessoas são formadas para ajudarem a sua própria comunidade a resolver seus conflitos. Então, procuramos pessoas da própria comunidade para mediar os conflitos daquela comunidade”, frisa, ressaltando que outro objetivo da mediação comunitária é evitar a judicialização dos conflitos. O vendedor Pedro Ramos é um dos concludentes da primeira etapa do curso. O jovem conta que desejava fazer o curso há pelo menos cinco anos, mas que só agora encontrou tempo para participar da capacitação. “De certa forma, o conhecimento que estamos adquirindo no curso, nós iremos levar e aplicar na nossa vida também”, aponta, lembrando que todos estamos frequentemente rodeados de conflitos. “Quanto mais habilidade e conhecimento nós temos para resolver um conflito, maior a possibilidade de termos uma sociedade mais justa e menos violenta”, frisou.

Outra concludente do curso que se encerrou nesta terça-feira é a microempreendedora Marise Pinto. Ela confessa que, inicialmente, queria participar da capacitação para poder resolver os “problemas” que porventura poderiam surgir no seio familiar. Após a conclusão do curso, no entanto, Marise destaca que o objetivo agora é ajudar sua comunidade na resolução de conflitos. “Se nós pudermos levar isso [a mediação] para a comunidade, muitos problemas poderão ser resolvidos antes que se tornem mais graves”, complementa.

A próxima capacitação para mediadores comunitários ocorrerá entre os dias 16 e 30 de maio. Desta vez, o curso terá como público-alvo moradores do bairro Jurema, em Caucaia, que também possui um núcleo de mediação de conflitos. 

Fonte: www.mpce.mp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário