quarta-feira, 12 de abril de 2017

MPCE comemora cinco anos do Núcleo de Mediação de Caucaia


A mediação comunitária dissemina a cultura de paz e promove, através do dialogo, a solução e prevenção de conflitos, valorizando e incluindo socialmente os mediados, através do respeito aos direitos fundamentais. O promotor de justiça Elnatan Oliveira parabenizou os mediadores voluntários pelos trabalhos realizados e ressaltou a importância da mediação na resolução de conflitos. “Na mediação, a comunidade é protagonista e constrói os acordos na medida de suas necessidades. Não há perdedor e, por isso, ela funciona e é capaz inclusive de reduzir os índices de criminalidade”, celebrou o membro do Ministério Público.

A supervisora do Núcleo de Mediação de Caucaia, Renata Ximenes, explica que o Programa atua como pacificador e transformador social, reduzindo a violência urbana, auxiliando a justiça no que concerne a tirar dos tribunais casos de menor potencial ofensivo que podem ser resolvidos através da mediação, sem gerar ônus a quem utiliza e solucionando os conflitos de forma célere.

O núcleo funciona na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene) e a instituição educacional homenageou os mediadores comunitários com certificados de honra ao mérito em reconhecimento aos serviços prestados. Receberam a certificação os mediadores Telma Vasconcelos, Gleiciene Rodrigues, Izanete Pereira, Thaís Lima, Talita Evangelista, Leandro de Oliveira, Monique Silva, Cyntia Duarte, Érika Ferreira, Gardênia Lima, Jéssica Rocha, Pedro Leite, Viviane Araújo, Williane Aguiar, Rosa Lima e Aleneida Lima.

Na abertura do evento aconteceu uma apresentação musical do Projeto Honda Prevenção e Arte. A solenidade contou com a presença dos diretores da Fatene, Francisco Pessoa Furtado e Mariete Ximenes e de representantes da Procuradoria Geral do Município de Caucaia, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Caucaia, do 12º Batalhão de Caucaia, da Célula de Mediação da Secretaria de Educação de Fortaleza e das supervisoras do PNMC, Conceição Oliveira e Larissa Rodrigues, e de mediadores do bairro Jurema.




Fonte: Assessoria de imprensa
Ministério Público do Estado do Ceará



Nenhum comentário:

Postar um comentário