terça-feira, 25 de novembro de 2014

TRABALHO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM UPPS SERÁ APRESENTADO EM EVENTO INTERNACIONAL.


Matéria do site Governo do Rio de Janeiro de 24/11/2014 - segue link: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2251152

 » Ascom da Secretaria de Segurança

Primeiro dia do fórum Global Mediation Rio terá como destaque o projeto desenvolvido por PMs

O projeto de mediação de conflitos desenvolvido por policiais militares em comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora será apresentado, nesta terça-feira (25/11), no Global Mediation Rio, maior evento de mediação da América do Sul.

O fórum internacional será realizado na Emerj (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) até sexta-feira (28/11) e vai promover debates e reflexões sobre práticas e metodologias de resolução alternativas de conflitos. 
A Secretaria de Segurança foi convidada para compartilhar com representantes de mais de 35 países a experiência adquirida com o trabalho de mediação, que começou em 2010 e já envolve 61 policiais em 34 UPPs.


A mediação de conflitos tem por objetivo auxiliar duas partes a solucionarem um problema ou disputa por meio do diálogo. É um recurso extrajudicial, privado e voluntário. Para desenvolver esse trabalho, os policiais foram capacitados pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por meio de convênio. Desde outubro de 2012, o projeto conta com a parceria do Ministério Público, que oferece reciclagens para os policiais e ratifica os acordos mediados nas comunidades. Já são 450 acordos homologados e 350 atendimentos realizados pelos PMs desde o início do projeto. Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a mediação aproxima policiais e moradores:


- Essa relação de confiança, inicialmente, não é fácil, mas passamos a usar o mecanismo de mediação de conflito. O convênio com o Tribunal de Justiça proporcionou isso a alguns policiais para que eles fossem até as comunidades e pudessem resolver problemas considerados judicialmente de pequeno porte, mas que para as pessoas envolvidas era algo muito importante. E o policial passou a se apresentar nessa situação, fazendo com que as duas partes cheguem a um consenso.

Sobre o Global Mediation Rio


Global Mediation Rio é o maior evento em mediação da América do Sul e tem como objetivo propiciar o debate sobre metodologias na resolução de conflitos e a reflexão sobre o acesso à Justiça e o fortalecimento da cidadania. O fórum internacional tem como parceiro a Organização das Nações Unidas (ONU)/ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Outras informações sobre o evento estão no sitewww.globalmediationrio.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário